Pouso Alegre 24 horas

Guarda Municipal Começa A Receber Armas Para Patrulhamento Em Cidade Aqui Da Região

Cidade é a primeira a fechar acordo com a PF para ter a Guarda Armada no Sul de Minas.

Por P.A 24H em 19/08/2019 às 14:24:44
Reprodução

Reprodução

Guardas Municipais de Alfenas, aqui na região, começaram a receber nesta segunda-feira (19) as armas que serão utilizadas na prevenção de crimes. A cidade é a primeira a fechar acordo com a Polícia Federal para ter a guarda armada no Sul de Minas.

Ao todo, 37 guardas que trabalham nas ruas receberam as armas. O convênio com a Polícia Federal foi assinado em março do ano passado. Em seguida, os guardas tiveram aulas teóricas e práticas sobre formas de abordagem e o treinamento com armas de fogo. Todos também tiveram que passar por testes psicológicos.

"A arma de fogo só será utilizada em último caso. Hoje nós temos técnicas de imobilização, temos a taser, que é o disparo de eletrochoque, só em último caso, quando deparar com algum fato que houver o extremo para o uso", explicou o coordenador da Guarda Municipal, Marcelo Aparecido Santos Oliveira.

Na região Central do estado, somente os guardas civis de Belo Horizonte e Contagem têm esse convênio com a Polícia Federal. No Sul de Minas, outras guardas municipais já utilizam armas não-letais, como armas de choque.

O uso das armas de fogo deverá possibilitar que a Guarda Municipal auxilie outras forças policiais em operações.

"O nosso trabalho vai continuar sendo o mesmo até então, o que vai aumentar vai ser esses apoios à Polícia Civil, à Polícia Militar, e as abordagens quando a Guarda não realizava por falta de segurança, em locais mais ermos também poderemos realizar essas abordagens com mais segurança", disse o coordenador.


Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários