Pouso Alegre 24 horas

Mais de 670 profissionais de enfermagem não foram vacinados contra a Covid-19 em SC, diz Coren

Por P.A 24H em 03/05/2021 às 09:47:50
Do total de pessoas que ainda não foram imunizadas, 54% estão na Grande Florianópolis. Em seguida, o Vale do Itajaí contabiliza 19%. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou um levantamento em que mostra que 671 profissionais da enfermagem ainda não foram vacinados contra a Covid-19. O dado foi divulgado pelo órgão na sexta-feira (30) e indica que os trabalhadores estão espalhados em 52 cidades do Estado.

Santa Catarina soma 65 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham na área da saúde. Do total de pessoas que ainda não foram imunizadas, 54% estão na Grande Florianópolis.

Em seguida, o Vale do Itajaí contabiliza 19% dos profissionais ainda não vacinados (veja a relação por região abaixo).

Grande Florianópolis: 54%

Vale do Itajaí: 19%

Norte 10%

Oeste: 7%

Serrana: 5%

Sul: 5%

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 26 de abril em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tenta mensurar a demanda pela vacinação de profissionais da área.

As informações são obtidas pelos profissionais por meio de um formulário. Não foram divulgados quais seriam os motivos para não ter ocorrido a imunização para os trabalhadores da área da saúde, que são considerados prioridade nesta fase inicial.

Mortes por Covid-19

Zeni atuava na linha de frente e morreu sem conseguir um leito de UTI

Prefeitura de Itajaí/Divulgação

Segundo o Coren, 30 profissionais morreram por conta da Covid-19 em Santa Catarina desde o início da pandemia. Do total, 21 vítimas foram mulheres e nove, homens. Os profissionais tinham entre 31 a 70 anos.

Em relação aos doentes, foram 4.348 profissionais diagnosticados com a doença, sendo que 17 precisaram de internação.

Entre as vítimas está a técnica de enfermagem Zeni Bueno Pereira, de 53 anos. Ela morreu em 26 de fevereiro em Itapema, no Litoral Norte, enquanto esperava por um leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Segundo o Coren, a mulher foi internada com um um quadro grave. Ela estava na enfermaria, mas aguardava a vaga na UTI para ser intubada. Ela chegou a conseguir uma vaga, mas morreu antes de ser transferida.

A profissional de saúde trabalhava no Centro Integrado de Saúde (CIS), em Itajaí. Ao longo da pandemia, ela atuou no combate à Covid-19.

Técnica de enfermagem morre com Covid-19 esperando vaga de UTI em SC

Vacinação em SC

Segundo a Dive, até sexta-feira (30) foram aplicadas 1.648.406 doses de imunizante contra a Covid-19, sendo 1.061.656 correspondem à primeira dose e 586.750, à segunda.

Os grupos prioritários que já iniciaram a vacinação são dos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Covid-19 já causou 13.628 mortes em Santa Catarina. Segundo o boletim divulgado pelo governo estadual na noite de domingo (2), 891.697 pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus em território catarinense.

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários