Pouso Alegre 24 horas

Cidade de SP registra primeiro caso da variante delta de Covid-19

Por P.A 24H em 05/07/2021 às 20:35:51
Um homem de 45 anos testou positivo para a variante e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região em que mora; outras três pessoas da família estão sendo monitoradas. Pessoas assintomáticas, mas que tiveram contato próximo com confirmados para Covid, podem realizar o teste

Carlos Poly

A cidade de São Paulo registrou o primeiro caso da variante delta de Covid-19, originária da Índia, nesta segunda-feira (5). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o paciente é um homem de 45 anos que está sendo monitorado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região em que mora.

Além dele, outras três pessoas da família (mulher, enteado e filho) estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde da UBS local.

Desde abril, em parceria com o governo, o município tem encaminhado parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para que seja realizada uma análise genômica, que identifique as cepas circulantes no momento na cidade. Foi por meio desta iniciativa que foi identificado o primeiro caso positivo para esta variante na capital.

O monitoramento das cepas é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Instituto Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético.

Além dessa ação de monitoramento, a SMS também fechou acordo de estudo de variantes (cerca de 300 amostras) com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.

Desde o início da pandemia, até 26 de junho, foram monitoradas 2.095.654 pessoas pela rede de atenção básica da capital.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários