Pouso Alegre 24 horas

'Inferno': Locutor registra fogo 'incessável' durante pescaria no Pantanal de MS; veja vídeo

Por P.A 24H em 21/09/2021 às 18:33:10
Leonel Ramos descia o Rio Aquidauana para pescar às 13h, momento que fez o registro, e às 18h, quando retornava, as chamas ainda consumiam a vegetação pantaneira. O relógio marcava 13h, nesta segunda-feira (20), quando Leonel Ramos, de 52 anos, registrou parte da vegetação às margens do rio Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, sendo consumidas por fogo. Porém, o que mais causou espanto no locutor é que às 18h, quando Ramos retornava, o fogo ainda era visto nas copas das árvores. Assista ao vídeo abaixo.

Fogo consome vegetação às margens do Rio Aquidauana, no Pantanal de MS

"É como se fosse um inferno! Há dias que o fogo está se alastrando. Vi muitos bichos queimados, bichos indo para ás margens do rio e pulando na água para se socorrer, desesperados", descreve o locutor.

Ramos diz ter vivenciado cenas de horror. Para o locutor, os sentimentos de tristeza e medo os invadiram, assim que viu as chamas consumir a fauna pantaneira, em Mato Grosso do Sul.

"As queimadas estão sendo bem recorrentes. O que aconteceu: o vento aumentou e foi levando o vento por tudo. Observei muitas cinzas no barranco. Estamos com medo das cinzas descerem para o rio e matar os peixes", compartilhou.

Desde 1979, Ramos faz de Aquidauana o seu lar. Os incêndios florestais e as idas aos rios para pescaria sempre fizeram parte da vida do locutor, porém, o fogo visto nesta segunda, o preocupou.

"Nunca tinha visto uma situação como esta. Já vi queimadas, mas não tão grandes como esta. Muita tristeza de ver o Pantanal em chamas, muita perda, perda de árvores e animais. Ali é habitat de muitos animais, fiquei imaginando a morte deles", finalizou.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso do Sul é o quarto estado brasileiro com maior números de focos de incêndio, com 9,2% do total. Por completo, são 416 pontos de fogo no estado, em Corumbá (MS) com 343 e Aquidauana, onde foi registrado o vídeo de Ramos, tem 13 focos.

Fogo consome margens do Rio Aquidauana, no Pantanal de MS

Leonel Ramos/Reprodução

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários