Pouso Alegre 24 horas

Morre, aos 68 de idade, o médico e presidente do CRM-MA, Abdon Murad

Por P.A 24H em 05/11/2022 às 16:03:05
Abdon Murad morreu em um hospital privado de São Luís, onde estava internado, depois de lutar alguns anos contra um câncer. Morre, aos 68 de idade, o médico e presidente do CRM-MA, Abdon Murad

Divulgação

Morreu, na manhã deste sábado (5), aos 68 anos de idade, o médico, ex-secretário de estadual de Saúde e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Abdon José Murad Neto.

Abdon Murad morreu em um hospital privado de São Luís, onde estava internado, depois de lutar alguns anos contra um câncer.

O corpo do médico, que também era provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Luís, está sendo velado na sede do CRM-MA, no bairro Renascença, em São Luís.

A data, horário e localo do sepultamento ainda não foram informados.

Manifestações de pesar

Várias autoridades políticas e órgãos do Maranhão lamentaram a morte do médico.

Nas redes sociais, o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, afirmou que Abdon Murad foi um grande defensor da causa médica e deixa um legado de luta em defesa da classe médica e da saúde de qualidade.

“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do Dr. Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina. Grande defensor da causa médica, deixa seu legado de luta em defesa da classe médica e da saúde de qualidade. Que Deus o receba e conforte sua família!”.

Também por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), lamentou a morte do médico.

“É com pesar que recebo a notícia do falecimento de Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina e provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Luís. Deixo meu abraço fraterno e minha solidariedade a toda sua família e amigos”, disse Brandão.

Em nota, o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PODEMOS), também lamentou a morte de Abdon Murad e afirmou que ele deixou o legado de cuidar das pessoas.

"Com pesar recebi a notícia da morte do médico Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/MA). Fica para nós o seu legado na missão de cuidar das pessoas. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento", declarou o prefeito.

Por meio de nota, o CRM-MA lamentou a morte do presidente da entidade, afirmando que Abdon Murad “prestou relevantes serviços à medicina e a sociedade maranhense”.

Leia a nota na íntegra

Faleceu neste sábado (05), em São Luís, o médico e presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, Abdon José Murad Neto. Abdon, ao longo da sua carreira, prestou relevantes serviços à medicina e a sociedade maranhense.

Ele foi vereador de São Luís e secretário de Estado da Saúde, tendo contribuído, sobremaneira, para o desenvolvimento da cidade e do Maranhão, sempre dispensando atenção especial aos que mais necessitavam.

Entre médicos, médicas e outros profissionais da saúde, era muito querido e sempre lutou pelo fortalecimento da medicina no Estado. Abdon Murad também dirigiu a Santa Casa de Misericórdia, unidade de saúde que continua prestando atendimento à população.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na qual o médico era professor de Clínica Cirúrgica, também divulgou nota de pesar, destacando a formação do médico e os importantes cargos que ele ocupou.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor Abdon José Murad Neto, do Departamento de Medicina II, ocorrido neste sábado, 5. Ele era docente da disciplina Clínica Cirúrgica.

Abdon Murad Neto era graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1978), especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1989), e em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (1982). Era mestre em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Também era conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, colaborador do União Brasileira contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, membro efetivo da Academia Maranhense de Medicina e foi presidente do Conselho Regional de Medicina, no Maranhão.

Quem foi Abdon Murad

Abdon José Murad Neto era graduado em Medicina pela UFMA (1978), especialista em Saúde Pública (1989) e em Administração Hospitalar (1982). Era mestre em Saúde Materno-Infantil 2014 e estava fazendo doutorado em Bioética.

Abdon Murad foi professor de Clínica Cirúrgica na UFMA, além de médico do Ministério da Saúde e da Santa Casa de Misericórdia de São Luís, onde também fazia parte do corpo clínico.

Foi vereador na capital maranhense e, por duas vezes, secretário de Saúde do Estado. Presidiu por três vezes a Associação Médica do Maranhão. Participa do CRM-MA desde 1988, estando em seu sexto mandato consecutivo como presidente.

No Conselho Federal de Medicina (CFM), era conselheiro efetivo desde 1999, tendo sido 3º vice-presidente na gestão 1999 a 2004. Na atual gestão, participava da Câmara Técnica de Segurança do Paciente e das Comissões de Assuntos Políticos, Ensino Médico, Nacional PRÓ-SUS e Bioética.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários