Pouso Alegre 24 horas

Podcast "O Caso Leandro Bossi" estreia no Globoplay: "Acho que podemos descobrir quem matou Leandro", diz autor

.

Por P.A 24H em 12/11/2023 às 23:40:30
Ivan Mizanzuk é autor do Projeto Humanos, e lançou em 2018 o podcast "O Caso Evandro". Agora, Ivan pretende mostrar as conexões entre as histórias dos dois meninos e procurar respostas para as dúvidas que permanecem há mais de 30 anos. Podcast 'O Caso Leandro Bossi' estreia no Globoplay: 'Acho que podemos descobrir quem matou Leandro', diz autor

Reprodução

Esta semana, o jornalista Ivan Mizanzuk lançou o segundo episódio do podcast "O Caso Leandro Bossi". Ele é autor do Projeto Humanos, e lançou em 2018 o podcast "O Caso Evandro". Agora, Ivan pretende mostrar as conexões entre as histórias dos dois meninos e procurar respostas para as dúvidas que permanecem há mais de 30 anos.

"Então, sou eu fazendo perguntas e conversando com vários personagens que passaram por essa história, desde investigadores, peritos. A gente vai ler documentos, para tentar entender o que que aconteceu com o Leandro", contou Ivan.

Com o podcast, o jornalista acredita que novos detalhes do caso podem ser revelados.

"Acho que a gente pode descobrir quem matou Leandro. Eu acho que a gente consegue descobrir isso, só que as peças estão espalhadas por aí e acho que a gente consegue chegar nessa resposta e pode ter mais gente.

"Se uma mesma pessoa matou o Evandro e o Leandro, não deve ter parado aí, então pode ser que tenha mais vítimas. Avançar nossa investigação para tentar obter respostas do passado, para tentar responder casos abertos até hoje, famílias que ainda não têm respostas", acrescentou Ivan.

A morte de Leandro Bossi

O lugar de Leandro, nas festas da família Bossi, era preenchido por um quadro durante quase 30 anos.

"O pai nunca deixou de comemorar, porque, na cabeça dele, ainda existia uma possibilidade do Leandro tá vivo. Então, todos os aniversários do Leandro a gente tinha um quadro que representava o Leandro, como se ele tivesse entre 17 e 18 anos", contou Neli, meia-irmã de Leandro.

Seu João Bossi morreu há dois anos, aos 67 anos, sem saber que o filho já estava morto. Leandro Bossi tinha 7 anos quando desapareceu, no dia 15 de fevereiro de 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

A morte de Leandro só foi confirmada ano passado, após um novo exame feito em uma ossada encontrada em 1993, quando exames iniciais apontaram que os restos mortais eram de uma menina.

LEIA TAMBÉM:

Veja linha do tempo, o que se sabe e o que falta esclarecer

Irmão de Leandro questiona confirmação da morte 30 anos: 'Quem matou?'

Em 2022, um fragmento da ossada que seria da menina foi submetido a um novo tipo de exame: de DNA mitocondrial. Quando o DNA do núcleo da célula, aquele que vem do pai e da mãe, já não existe mais, os cientistas buscam o DNA das mitocôndrias. São estruturas com DNA idêntico ao da mãe.

"A gente vai ver que os corpos encontrados no mesmo matagal, numa distância estimada entre 200 e 400 metros, a gente não tem certeza exatamente, é por conta de problemas de investigação da época, falta de registro, mas você vai ver que daí tem essas semelhanças", explicou o podcaster.

O exame encerrou o caso do desaparecimento de Leandro Bossi, e a Polícia Civil decidiu não investigar a causa da morte porque, mesmo se encontrado, o autor do crime não poderia mais ser punido, mas, para o jornalista, a história estava só começando.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários