Pouso Alegre 24 horas

Competição de blocos de carnaval volta a ser realizado após 6 anos e anima foliões em Caracaraí

.

Por P.A 24H em 12/02/2024 às 13:58:40
Três blocos disputam na avenida da 'Cidade Porto' para saber qual vai sair vitoriosa na folia de Caracaraí. A festa se encerra na terça-feira (13). Blocos se apresentam no carnaval de Caracaraí, Sul de Roraima

Ailton Alves/Rede Amazônica

Animação, empolgação e muita alegria. Foi assim que a população de Caracaraí, no Sul de Roraima, recebeu, após 6 anos, o retorno da tradicional competição de blocos de carnaval, que reúne foliões de todo estado para saber qual bloco de rua leva o premio maior. A festa no 'Carafolia' segue até terça-feira (13).

Ao todo, são três blocos que competem na avenida da "Cidade Porto" de Roraima: Jacarezinho, Turma da Muvuca e Beija Eu. O bloco Jacarezinho foi o primeiro a se apresentar na noite deste domingo (11) no Carafolia.

Mas não é só a apresentação pura e simples na avenida. A meta é vencer e, por isso, cada bloco tem tema, itens e os jurados julgam a apresentação e também a torcida. Para Pedro Pinheiro, apresentador da Jacarezinho, o importante é unir as famílias para acompanhar a folia.

"Muito importante, né? A gente traz a família para se divertir com segurança, que é importante. A gente veio na primeira noite e agora aqui na segunda noite, tudo muito legal. Estamos esperando o resto dos blocos hoje que vão desfilar e isso é importante para trazer as famílias, fazer companhia com os amigos…", disse Pedro.

Folia em Caracaraí segue até terça-feira (13)

Ailton Alves/Rede Amazônica

A autônoma Edinilce Oliveira é torcedora do Jacarezinho e, no que depender dela, animação não vai faltar para garantir a vitória.

"A gente fica nervosa, fica aflita, fica apreensiva pelo resultado final. É uma coisa envolvente, muito bonita de acompanhar".

Desde 2018 que a disputa não acontecia em Caracaraí. Para a prefeita do município, Diane Coelho (Solidariedade), a empolgação dos moradores é o tempero especial para a folia no município.

"Deu uma parada a brincadeira com os blocos e, no decorrer do ano, nós viemos nos organizando para voltar e voltou esse ano com tudo, graças a Deus. Ficou fora um bloco, que foi o Eu e Você, que abrilhantava muito o carnaval de Caracaraí, mas ano que vem vai estar de volta brincando com tudo o que temos direito. Que vença o melhor!", disse a prefeita.

Com o tema "CCi em Vegas", o tradicional carnaval de Caracaraí acontece a partir deste sábado (10) e segue até a terça-feira (13).

Ailton Alves/Rede Amazônica

Alegria na avenida da Cidade Porto

O bloco Turma da Muvuca teve como tema "Muvuca no Túnel do Tempo". Tudo foi feito com atenção aos detalhes para levar o melhor resultado no desfile da avenida. É o que explica Ítalo Fernandes, apresentador do bloco.

"O primeiro passo é a escolha do tema, esse ano nós vamos trazer o Muvuca no Túnel do Tempo, onde vamos reviver os grandes carnavais… os sucessos da década de 80, 90 serão apresentados na avenida. Depois da escolha do tema é feita a escolha do repertório, o figurino… tudo isso são detalhes que enriquecem nossa apresentação. Após isso, os ensaios se intensificam para o dia da avenida".

Cada item trabalhado no bloco tem sua importância:

A comissão de frente é quem carrega a música do bloco;

O apresentador é quem conduz toda a festa;

A porta-estandarte é quem carrega o brasão do bloco, mostrando a temática que vai ser desenvolvida;

O mestre de cerimônias faz todo o inicio da apresentação e a explicação pro publico e pros jurados, além de animar o bloco;

O público e a torcida também precisa estar animado na passagem do bloco.

Entre as atrações nacionais estão as bandas Rabo de Vaca e Forró Ideal, além da cantora Japinha Conde e o cantor George Japa

Ailton Alves/Rede Amazônica

A junção de tudo isso é julgado por um júri, que analisa cada detalhe com atenção. É o que explica o jurado Quequel dos Prazeres.

"O júri avalia cinco itens. Entre eles nós temos: comissão de frente, abadar, animador, animação e o porta estandarte. Tudo isso é importante para a vitória do bloco", explicou o jurado.

A disputa atrai as famílias da cidade e de todo o estado. A dona de casa Célia Santo vive em Caracaraí e afirma que o município entra no clima da festa. Ela faz questão de aproveitar os quatro dias de festa.

"Para mim, isso tudo é ótimo. É muito esperado, todo ano a gente espera essa festa muito grande, muito bonita… eu gosto de aproveitar tudo no carnaval, venho as quatro noites!", afirmou a dona de casa.

'Carafoia'

A folia em Caracaraí começa neste sábado (10) e segue até terça-feira (13).

Instagram/Reprodução

Além das apresentações de blocos e até competições esportivas, o carnaval de Caracaraí conta com uma programação musical recheada. São quatro artistas nacionais, além de bandas locais.

Com o tema "CCi em Vegas", o tradicional carnaval de Caracaraí começou neste sábado (10) e segue até a terça-feira (13). Entre as atrações nacionais estão as bandas Rabo de Vaca e Forró Ideal, além da cantora Japinha Conde e o cantor George Japa.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários